Descrição
Descrição
Como parte do programa, um grupo limitado de membros participará de um ciclo de palestras on-line e presenciais, com a finalidade de consolidar o máximo de conteúdo técnico nas diversas áreas de conhecimento envolvidas na produção do vinho.
A base do vinho a ser produzido será o Speciale Syrah, recém premiado na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2020 como o “Melhor Syrah do Brasil”. A partir dos vinhos que compõem esta base, com distintas passagens por barricas, o grupo decidirá o melhor corte para seu vinho.
Ao final do programa, cada membro receberá duas caixas (12 unidades) do vinho que ajudou a produzir. As garrafas vêm com rótulo exclusivo definido por cada participante ao longo da experiência, com o suporte da equipe de design.
Cronograma
Encontro 1 – 30/Janeiro/2021 – Kick-off do Programa EnoMaker e seminário técnico
Local: Sede da SBSomm
Encontro inicial, que contará com um seminário sobre a técnica de dupla poda e colheita de inverno, aprofundando os conhecimentos e cuidados requeridos ao longo do ciclo de produção e detalhando as atividades que serão desenvolvidas ao longo do programa.
Encontro 2 - 6/Fevereiro/2021 – Poda de produção
Local: Vinícola Casa Verrone
O participante terá a experiência de executar a poda diretamente nos vinhedos que darão origem a seu vinho.
Encontro 3 - 29/Maio/2021 – Prova de baga
Local: Vinícola Casa Verrone
Embora a decisão final sobre a data de colheita das uvas seja exclusiva do enólogo Christian Sepúlveda, os participantes irão aos vinhedos degustar as uvas, onde serão apresentados na prática aos critérios fundamentais para a tomada dessa decisão.
Encontro 4 - 3 e 4/Julho/2021 – Colheita e vinificação. Poda de formação.
* Essa data pode sofrer alterações devido às incertezas na época da vindima
Local: Vinícola Casa Verrone e EPAMIG
Os membros praticarão a colheita de uvas no vinhedo, bem como participarão dos processos de vinificação na vinícola. Neste momento, será possível também executar o segundo tipo de poda (poda de formação) em videiras já vindimadas, em preparação para a próxima safra.
Encontro 5 - 29/Maio/2022 – Definição do rótulo
Local: Reunião online
Nesse encontro individual, será definido o rótulo individualizado de cada membro do programa.
Encontro 6 - Junho/2022 – Corte de barricas
Local: Vinícola Casa Verrone
Sob supervisão do enólogo, os membros participarão ativamente de uma dinâmica de grupo, a partir da degustação das amostras, para definir o corte ideal das diferentes barricas e qual será o vinho engarrafado.
Premissas
1) Cada encontro presencial na vinícola inclui almoço com entrada, prato principal e sobremesa, servidos no restaurante Casa Verrone.
2) É possível levar acompanhante a todos encontros, exceto à EPAMIG, mediante pagamento à parte das despesas de almoço
3) O transporte para todos os encontros é responsabilidade individual de cada participante.
4) Garrafas adicionais podem ser adquiridas de acordo com a disponibilidade
Dia 15/Dezembro, a SBSomm irá promover um encontro on-line para dar mais detalhes aos inscritos e interessados, bem como tirar todas as dúvidas a respeito do programa. Além disso, iremos degustar o Casa Verrone Speciale na presença do proprietário da Vinícola – Márcio Verrone.
INSCREVA-SE LOGO, POIS O NÚMERO DE PARTICIPANTES É LIMITADO
E PODE SE ESGOTAR RAPIDAMENTE.
Para mais informações e inscrições, entre em contato com a secretaria da SBSomm.
SBSomm - Rua Conceição, 233, Sala 1903, Centro - Campinas/SP.
Telefone (19) 3233-8611 - das 10h00 às 18h00.
VAGAS LIMITADAS!