Campeonato Mundial de Degustação 2021 - Brasil sobe no ranking!
Campeonato Mundial de Degustação 2021 - Brasil sobe no ranking!
30/10/2021

Bruno Vianna, MW Student                    '

 

No dia 02 de outubro de 2021, em Avignon, no Palácio dos Papas, maior palácio gótico do mundo e patrimônio mundial pela UNESCO, foi realizado o Championnat du Monde de Dégustation 2021, organizado anualmente por la Révue de Vin de France, a mais antiga revista de vinhos do mundo em circulação e uma das mais reconhecidas. Ao longo do ano, a revista promove vários campeonatos regionais e nacionais, culminando nesta final, que reuniu 27 países, cada um com uma equipe de quatro experientes degustadores em busca do título mundial.

A cada ano a disputa fica mais acirrada e o nível dos participantes aumenta. São 12 vinhos apresentados às cegas e para cada vinho a equipe precisa descobrir 5 itens: uva, país, denominação de origem, safra e produtor. Somando-se os pontos de cada equipe, chega-se ao campeão: este ano foi a equipe da Hungria.

 

O Brasil vem participando há 5 edições e neste ano classificou-se na honrosa 8ª posição, a melhor  já atingida,  à frente de países tradicionais do mundo do vinho, como Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Portugal. Ficamos em primeiro lugar nas Américas e no hemisfério sul, o que conferiu ao Brasil um grande destaque. A equipe belga, bicampeã, ficou em segundo lugar e a França em sexto.

Os quatro membros da equipe brasileira são: Luiz Batistello, Bruno Vianna, Diego Dequi e Raphael Morras. Dois vivem na França, um na Itália e um no Brasil. Diploma WSET, candidato a Master of Wine, enólogo e professor de vinhos são alguns dos atributos dos participantes, todos muito ativos no mundo do vinho, com experiências diversificadas que se complementam, o que foi essencial para se chegar a esse resultado. A cada ano mais experiente, a equipe agora almeja estar entre os 5 primeiros colocados em 2022!

 

É preciso ter a mente aberta para descobrir vinhos inesperados, como um Chenin Blanc argentino ou um Grenache de Campo de Borja, ambos de produtores pouco conhecidos.

No jantar de gala que se seguiu à prova, realizado no porão do famoso Château des Papes, na pequena vila de Châteauneuf-du-Pape, todas as tensões se dissiparam, em alegre confraternização das equipes das diversas nacionalidades. A equipe campeã foi entronizada em sessão solene da Confrérie de l'Échansonnerie des Papes.

Deixe o seu comentário (você precisa estar logado)

Comentários


Seja o primeiro a comentar!